História

Com a missão de catequizar e proteger os índios da escravidão, o padre José de Anchieta mandou construir doze aldeias em torno do centro de São Paulo e enviou os índios refugiados para elas.

Como a Aldeia de Carapicuíba era muito distante do centro de São Paulo, os índios de tribos como os Tupi-Guarani e os Guarulhos refugiaram-se, junto com o Padre Belchior Pontes, na Aldeia de Carapicuíba, onde conviviam os índios da tribo Guaianases, os primeiros habitantes da Aldeia.

Antônio Raposo Tavares, famoso bandeirante da época e principal desbravador do caminhos até a Aldeia de Carapicuíba começou a escravizar os índios de lá, que atrás de alimentos se embrenhavam na mata. Percebendo essa aproximação, o Padre Belchior Pontes levou os índios para a Aldeia de Itapecerica, ainda mais distante do centro de São Paulo.

Muitos índios da tribo Guaianases voltaram para a Aldeia de Carapicuíba e foram cruelmente assassinados servindo de exemplo para que outros índios não tivessem que voltar.

A Aldeia de Carapicuíba é um monumento que representa a força dos jesuítas no Brasil, é a única que conserva-se integralmente em seu aspecto urbano.

Copyright © 2007 - Todos os direitos reservados.